"Não se conhece o homem por sua animação, mais pela quantidade de sofrimento verdadeiro que ele é capaz de suportar!..." (Charles Thomas Studd)

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Descaminhos no discipulado.

http://sheimonphn.blogspot.com


Descaminhos no discipulado





JUDAS 11

Vez por outra somos surpreendidos com determinadas atitudes, reações, comportamentos e idéias apresentadas pelos nossos discípulos e aí nos perguntamos: Quem ensinou isso p/eles? – Quem plantou esse joio? – Discípulos que se converteram em nosso Ministério, que deram os seus primeiros passos na vida Cristã sob a nossa orientação... Mas apresentam determinadas atitudes que nos espantam. Talvez não estejamos falando uma linguagem direta, clara que apresente com clareza os Caminhos do Discipulado Cristão...!
 
Judas, provavelmente irmão de Jesus (Mateus 13:55), escreveu essa carta para tratar da situação de determinados discípulos que estavam se Descaminhando do Cristianismo e seguindo outros caminhos, segundo uma forte influência do Gnosticismo... – Não que estejamos enfrentando maiores dificuldades nessa área, mas é visando a sã doutrina e o discipulado de excelência é que trataremos desse tema, além de acrescentar conhecimento...!

I – OS DESCAMINHOS DE CAIM – V.11
O que você sabe sobre Caim? – Matou seu irmão Abel, não considerou uma Palavra de alerta de Deus quanto ao pecado, teve a sua oferta recusado por Deus. Mas aqui no texto está em voga o que Caim representa.
E ele representa: a) Traição; b) Obstinação; c) Simulação/Engano (Gen 4:9-10).
1.1 – O Descaminho da Traição: Caim traiu seu irmão. A traição no discipulado é algo terrível, que dói muito...
Ilust.: Discípulos que cuidamos, tratamos, oramos... quando a gente sente a sua ausência, está indo p/outras igrejas...! “Deus não abençoa Traidores Ingratos”!
1.2 – O Descaminho da Obstinação: Caim apesar de ter sido alertado por Deus, cometeu pecado...
Ilust.: Essa é a situação daqueles discípulos que nós orientamos, mostramos o erro... mas ele é do tipo “cabeça-dura”, obstinado, não quer muda e não aceita a orientação de ninguém... Eles não são Ensináveis! Esses vão quebrar a cara...!
1.3 – O Descaminho da Simulação: Caim com a “cara mais lisa” responde p/Deus: Eu não sei de nada... Eu não sou responsável...;
Ilust.: É aquele tipo de discípulo que a gente confronta e ele nega tudo e ainda diz que ta todo mundo mentindo...!

II- OS DESCAMINHOS DE BALAÃO
Balaão passou p/a história como o profeta de aluguel que atende a quem pagar mais. Recebeu uma lição da sua mula que tinha mais entendimento e visão espiritual do que ele. Desobedeceu a uma ordem expressa de Deus por que Balaque lhe ofereceu muito dinheiro para amaldiçoar o povo de Deus (Números 22:12).
Os Descaminhos de Balaão falam de discípulos Mercenários, Interesseiros e Corruptos (II Pedro 2:15 / Apoc 2:14). São aqueles discípulos que querem apenas “levar vantagem”, são exploradores dos seus discipuladores... no dia em que não tiver mais ajuda eles vão embora “explorar” outras igrejas... E ainda saem falando mal...!
É bom que a gente tenha a coragem de perguntar aos nossos discípulos: Por que você está aqui? Se faltar ajuda financeira, se faltar transporte, se faltar lanche na célula você permanece ou vai embora? – Por que você serve a Deus? – Por interesse, por status ou por amor?

III- OS DESCAMINHOS DE CORÉ
A Rebelião de Coré é uma história muito conhecida. Vocês se lembram de Coré, Datã e Abirão contra Moisés e Arão? (Num 16).
Espírito Maligno de Rebeldia, o mesmo espírito que estava sobre Core tem tentado entrar na mente de discípulos em nossos dias... (I Sam 16:23)!
Vamos tentar entender o que moveu o coração daqueles rebeldes, pois é a mesma coisa que move os corações daqueles que se rebelam hoje:
3.1- Core questionou a Liderança de Moisés, achou que ele estava explorando o povo... Ele tentou implantar uma espécie de “democracia” para se eleger como sacerdote, já que Deus não o escolheu...
3.2 - Coré levantou a questão da Incapacitação de Moisés e Arão p/o cargo e que ele era tão capaz ou mais do que Moisés...!
3.3 - Coré usou o povo, roubando-lhe o seu coração e o colocou contra Moisés...!

Conclusão: CAIM = fazedor, fabricante ao seu Modo...; BALAÃO: Conquistador do Povo, Devorador do Povo...; CORÉ: Calvo, Sem Cobertura... Quem segue Coré fica sem cobertura, sem proteção e será engolido...!
Precisamos alertar os nossos discípulos: Cuidado! Cuidado com os Descaminhos de Caim, Balaão e Coré!


Nenhum comentário:

Postar um comentário