Powered By Blogger
"Não se conhece o homem por sua animação, mais pela quantidade de sofrimento verdadeiro que ele é capaz de suportar!..." (Charles Thomas Studd)

quinta-feira, 4 de março de 2010

O QUE PODE NOS LEVAR A CONQUISTAR MILAGRES

http://sheimonphn.blogspot.com

O QUE PODE NOS LEVAR A CONQUISTAR MILAGRES
2 Reis 5:1-17

Introdução
Naamã era comandante do exército da Síria, homem poderoso, mas que não conhecia a Deus.
Apesar de seu prestígio humano, ele tinha um problema muito sério: era leproso (v.1).

Esse homem foi curado milagrosamente pelo Senhor, quando ele ouviu a palavra de Deus e obedeceu.

Mas houve várias virtudes que levaram Naamã a conquistar o seu milagre.

VAMOS APRENDER HOJE COM ESSE HOMEM AS ATITUDES QUE PODEM NOS LEVAR A CONQUISTAR GRANDES MILAGRES EM NOSSA VIDA:

...primeiro:
1- VOCÊ DEVE DAR OUVIDOS À PESSOAS SIMPLES QUE DEUS QUEIRA USAR EM SUA VIDA vs. 2, 3, 13 e 14
As pessoas que Deus usou para levar Naamã ao milagre foram pessoas muito simples.
O v.2 diz de uma menina, uma menina que trabalhava em sua casa e que falou do poder de Deus para ele... o v.13 também mostra que os comandados no exército de Naamã também lhe falaram de Deus, fortalecendo a sua fé e encorajando ele!

Se Naamã não tivesse ouvido estas pessoas (pessoas simples), ele nunca teria sido curado!

Se ele tivesse insistido em dizer: "Mas é palavra de menina! Esse conselho é de uma garotinha... eu quero ouvir algo de um adulto, de uma pessoa madura!" ...é possível que ele não tivesse sido curado!

As vezes uma pessoa na igreja diz: "Eu quero oração, mas quero oração do irmão fulano... eu quero é que o pastor ore por mim... e tem que ser do pastor tal!"

A experiência de Naamã deve nos levar a entender que Deus usa todo tipo de pessoa para nos abençoar e que temos que ter a humildade para receber de quem o Senhor escolher para falar conosco.
Talvez você é um professor, uma professora, e um dos seus alunos lhe têm falado algo sobre sua necessidade de Deus; lhe tem dado uma lição. Você deve ouvi-lo! ...Talvez você seja patrão de vários funcionários e um deles, talvez o guardinha do escritório, esteja a lhe falar de Deus. Você deve escuta-lo! ...pode ser ainda que você seja um universitário, uma pessoa que já tem adquirido muitos conhecimentos, mas um senhor ou uma senhora analfabeta lá da sua vizinhança, tem vindo e lhe falado de Deus. Você deve escuta-lo!

Esse homem, Naamã, deu ouvidos à pessoas simples que Deus havia colocado no caminho dele, e ele foi abençoado. Aleluia!
Hoje você deve dar ouvidos à voz de Deus, mesmo se ela estiver vindo da pessoa mais simples que você conhece. Amém?

...uma segunda atitude que pode nos levar a conquistar grandes milagres em nossa vida é essa:
2- É VOCÊ VENCER A DÚVIDA E SE DISPOR A BUSCAR O MILAGRE vs. 3 e 4
Certamente, Naamã já havia buscado solução na melhor medicina da sua época e possivelmente tinha buscado cura nos falsos deuses que ele servia e na religião que ele tinha, mas nunca conseguiu resultado.
Portanto, Naamã já devia estar bastante desanimado quando a menina lhe falou isto aqui no v.3: "Se o meu senhor procurasse o profeta que está em Samaria, ele o curaria da lepra"!

Porém, quando, Naamã ouviu a menina falar do poder do Deus de Israel, sabe que atitude ele teve? ...ele venceu o desânimo e saiu em busca do Senhor. Aleluia!

Há pessoas aqui precisando ouvir isto: porque hoje, estão desanimadas. Já recorreram a vários profissionais, a vários médicos... possivelmente buscaram cura ou solução fazendo simpatias, ou envolvendo-se com falsos deuses de alguma religião, mas tudo sem conseguir resultado.

Meu amado, hoje, Deus está dizendo para você: se você quer conquistar um grande milagre para sua vida, vença seu desânimo e venha buscar no Deus Criador, no Deus vivo e verdadeiro, no Santo de Israel, a sua bênção!
Faça como Naamã: Não deixe que o desânimo impeça você de receber hoje do Deus Todo-poderoso. Amém?

Você está desanimado? Pise com seu pé nesse desânimo, esmague-o, esfregue-o no chão até que ele se desmancha porque o desânimo é um verme e você não pode ser vencido por um verme! Amém?

Hoje, você deve se dispor em buscar a Deus, porque hoje, há um milagre a ser conquistado para a sua vida! Quantos crêem digam forte "Amém!" Aleleuia!

...uma outra atitude que nos leva a conquista de grandes milagres de Deus em nossa vida, é:
3- VOCÊ SE APRESENTAR DIANTE DE DEUS NÃO APENAS PARA RECEBER, MAS TAMBÉM PARA DAR AO SENHOR vs. 5 e 15
Naamã não era um homem avarento, apegado ao dinheiro, mesquinho...
Lemos aqui no v.5, que Naamã foi ao profeta de Deus, levando consigo 350 quilos de prata, 72 quilos de ouro e 10 mudas de roupas finas! ...no v.15 ele chama estas coisas de "presente"!

Sabe por que muitas pessoas não conquistam milagres em suas vidas? ...porque têm o coração fechado para ofertar e só querem receber a benção.
Naamã, porém, antes mesmo de receber o milagre, preparou uma grande oferta para abençoar o profeta de Deus, que iria ser usado para curá-lo, e insistiu para que sua oferta fosse aceita.

Amado: aprenda a se apresentar diante de Deus, não apenas para receber dEle, mas também para dar a Ele! ...e a principal coisa que Deus está procurando receber não é o seu dinheiro... a Bíblia diz que é o seu coração como adorador.

A adoração é o que podemos dar a Deus em resposta ao amor que Ele tem por nós.

Por isso, se você precisa que um milagre aconteça na sua vida, aprenda a se apresentar a Deus não apenas para receber, mas também para dar ao Senhor. E isso Naamã fez. Você também pode fazer! Amém?

...a próxima atitude que nos leva a conquista de grandes milagres de Deus... é:
4- VOCÊ VENCER O ORGULHO E OS PRECONCEITOS QUE TEM vs. 10 a 14
Quero ler o v.10 ao 14: "Eliseu enviou um mensageiro para lhe dizer: "Vá e lave-se sete vezes no rio Jordão; sua pele será restaurada e você ficará purificado". 11 Mas Naamã ficou indignado e saiu dizendo: "Eu estava certo de que ele sairia para receber-me, invocaria em pé o nome do SENHOR, o seu Deus, moveria a mão sobre o lugar afetado e me curaria da lepra. 12 Não são os rios Abana e Farfar, em Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Será que não poderia lavar-me neles e ser purificado?" E foi embora dali furioso. 13 Mas os seus servos lhe disseram: "Meu pai, se o profeta lhe tivesse pedido alguma coisa difícil, o senhor não faria? Quanto mais quando ele apenas lhe diz que se lave, e será purificado!" 14 Assim ele desceu ao Jordão, mergulhou sete vezes conforme a ordem do homem de Deus e foi purificado; sua pele tornou-se como a de uma criança".

Como todos nós, aquele homem (Naamã) tinha orgulho e preconceitos no coração.
Ele havia imaginado uma maneira através da qual Deus deveria agir e o Senhor fez completamente diferente.

Naamã imaginou isto aí do v.11: "Por certo o profeta vai vir pessoalmente ao meu encontro, vai orar em nome do Senhor, e vai passar a mão sobre o lugar ferido e aí ficarei curado!"

Mas Deus fez completamente diferente disso: Deus mandou que o profeta enviasse um mensageiro com um recado: "Vá e lave-se sete vezes no rio Jordão; sua pele será restaurada e você ficará purificado".
Naamã poderia ter permanecido indignado com aquilo... poderia ter dito: "Que isso? Eu sou uma pessoa ilustre, sou chefe de um exército, herói de guerra! Não fica bem ser tratado assim... e depois, lavar-me sete vezes no rio Jordão, que bobagem!!!"

Naamã poderia ter ficado nessa pose, nesse orgulho, nesses preconceitos...
Ah! Mas lemos no v.14 que ele "desceu ao Jordão, mergulhou sete vezes conforme a ordem do homem de Deus e foi purificado; sua pele tornou-se como a de uma criança." Ô glória!!!

...ele venceu às resistências da sua carne e dispôs-se aceitar o modo de Deus agir.

Você consegue imaginar Naamã naquela hora? Imagine-o tirando diante de seus servos as medalhas de herói de guerra, a roupa nobre que usava, para mergulhar nas águas barrentas do Jordão...

Amado: Naamã aceitou se humilhar na presença de Deus! ...foi isso que ele fez.

Muitas pessoas nunca recebem a benção, porque nunca descem do seu pedestal...
Elas dizem: O quê? Me ajoelhar diante de Deus? ...me prostrar com o rosto em terra nesse chão frio... diante de todo mundo? ...e a minha roupa, a minha pele, que está limpa, perfumada?

Se você nunca se humilhar, se você nunca se rebaixar na presença de Deus, você nunca será levantado na bênção, nunca será exaltado...

Por isso, esta noite, quando o profeta de Deus lhe disser: "Desça ao Jordão, humilhe-se na presença de Deus", não vá embora furioso porque milagres de Deus são conquistados por aqueles que vencem orgulho, pose e preconceitos. Diga "amém".

...e finalmente, uma outra atitude que nos leva a conquistar grandes milagres em nossas vidas, é:
5- VOCÊ CONCORDAR EM OBEDECER RADICALMENTE AO SENHOR vs 14 e 17
O v.14 é um registro de que Naamã fez exatamente conforme a palavra do homem de Deus.
No v.10 está o que Naamã deveria fazer segundo a direção que Deus deu: "Vá e lave-se sete vezes (não apenas 1,2 ou 3, mas 7 vezes!) no rio Jordão". E aqui está no v.14, Naamã, descendo ao Jordão, mergulhando uma, duas, três, quatro... sete vezes!

Amado: Deus não aceita 90% de obediência. Ele quer que nós nos submetamos completamente a Ele.
Para Naamã, a ordem de Deus foi que ele mergulhasse sete vezes no rio Jordão e ele só foi curado, perceba isso, porque obedeceu completamente (após o 7º mergulho, aqui diz que ele foi purificado e que sua pele leprosa tornou-se como a de uma criança)!

Depois, diz o v.17, que Naamã fez uma aliança de que nunca mais buscaria outros deuses (nem os deuses da religião de seus pais), mas que daquele dia em diante, serviria exclusivamente ao Deus de Israel.

Isto revela o que havia no coração de Naamã naquela hora: agora, ele era um homem resolvido a obedecer radicalmente a Deus!

Conclusão
Então, hoje, a fim de conquistar grandes milagres de Deus na sua vida, você deve fazer isto:
...dar ouvidos à pessoas simples que Deus queira usar em sua vida;
...vencer a dúvida e se dispor a buscar o milagre;
...apresentar-se diante de Deus não apenas para receber, mas também para dar ao Senhor;
...vencer o orgulho e os preconceitos que você tem; e
...concordar em obedecer radicalmente ao Senhor.

Ministração
Agora vamos nos curvar em oração. Feche seus olhos...
Amado: Nós não somos diferentes de Naamã. Naamã precisava de um milagre de Deus; nós também precisamos de milagres de Deus, de intervenções milagrosas de Deus nas nossas vidas, nas nossas famílias, na vida de nossos filhos...

E podemos ter muita importância e até algum prestígio, mas há necessidades em nossa vida que só Deus pode suprir.

Mas o caminho para conseguir isso é assumir uma postura de quebrantamento e resolver obedecer em tudo, assumindo Jesus como Senhor da nossa vida.

Deus quer fazer um milagre na sua vida, mas você precisa estar disposto a descer o seu Jordão, a descer do pedestal e humilhar-se diante de Deus.

Quer fazer isso agora? ...você vai ouvir uma canção, e se hoje, Deus está tocando o seu coração para você se humilhar, se quebrantar, descer da posição de orgulho e se submeter a uma obediência radical a Deus, quero pedir que venha ocupar os espaços aqui à frente a fim de que você possa se derramar na presença de Deus...

Pr. Walter Pacheco da Silveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário