Powered By Blogger
"Não se conhece o homem por sua animação, mais pela quantidade de sofrimento verdadeiro que ele é capaz de suportar!..." (Charles Thomas Studd)

quinta-feira, 4 de março de 2010

QUANDO DEUS FALA DE MIM

http://sheimonphn.blogspot.com


QUANDO DEUS FALA DE MIM
1 Samuel 16:11-13 e Salmo 89:20-29

Introdução
Estes dois textos da Bíblia nos falam sobre Davi... o mais impressionante é que Deus mesmo olhou para Davi e disse: “É este! Levante-se e unja-o”.
O que é que faz com que Deus veja uma pessoa e diga: “É esta, vou ungí-la!”?
O que é que faz com que Deus busque uma pessoa e exclame: “Esta é a pessoa que eu escolho para o sonho grande que desejo realizar!"? ...o que faz com que Deus fale assim de uma pessoa?
O que nós falamos de Deus é muito comum, mas o que Deus fala de nós é diferente... é especialíssimo, o que Deus fala de nós se reveste de alta significação.

No Salmo 89, Deus está falando e elogiando Davi.
Várias vezes, encontramos comentários que Deus mesmo fez de Davi. Numa parte Deus chama Davi de “meu servo”, depois “ungido”... até que no v.28, Deus declara: “a minha aliança com ele [Davi] jamais se quebrará”.
O próprio Davi deve ter chegado a se perguntar: "Oh! Deus, quem sou eu para merecer do Senhor tantas promessas?”
Mas Deus estava buscando um homem para uma tarefa específica e achou Davi!

No primeiro livro do profeta Samuel, logo no começo do capítulo 16 (v.1), lemos de Deus interessado em estabelecer um novo rei sobre o povo de Israel...
O sonho de Deus era levantar um novo rei para aquela nação, então, Ele mandou o profeta Samuel ir à Belém, até a casa de um homem chamado Jessé, porque diz: “eu escolhi um dos filhos dele para ser rei” – “Eu tenho um sonho”, disse o Senhor, “e um dos filhos de Jessé, Eu escolhi para cumprir o meu sonho”.
Note isto, Deus dizendo: “escolhi um dos filhos dele”, um com características específicas, um com características diferenciadas, que atendem às exigências divinas.

Amados, Deus busca homens e mulheres com características específicas, sobre as quais Ele possa dizer: "É ele, unjam a este homem" ou "É ela, unjam a esta mulher".
Então, o que faz com que uma pessoa seja escolhida de Deus?
Diz a Palavra que “...muitos são chamados, mas poucos são escolhidos” (Mt 22.14).
Que características, pois, Davi possuía para que pudesse ser escolhido por Deus?
O Espírito do Senhor me levou a perceber aqui neste texto, as seguintes características de Davi:

...primeira:
DAVI FOI UM HOMEM COM FORÇA DE VONTADE
Nunca, coisa alguma, desanimou Davi...

Quando Davi dizia: “Vou fazer uma coisa”, ele fazia! ...quando Davi viu um leão, ele disse: "Eu vou matar esse leão"... quando Davi viu um urso, ele disse: "Eu vou matar este urso"... quando Davi viu um gigante, ele disse: "Eu vou matar este gigante"... quando Davi viu a Abigail, ele disse: "Essa vai ser a minha esposa"... quando Davi viu a Bateseba, ele disse: "Eu quero essa mulher".

Para o bem ou para o mal, Davi tinha força de vontade... então, Deus teve que tratar com as decisões e a força de vontade de Davi.
Mas era ele, exatamente ele, a pessoa que Deus estava buscando para cumprir o Seu sonho.
Força de vontade é uma característica que Deus busca naqueles que vão realizar Seu sonho.
Durante anos - especialmente em nosso país – nós recebemos uma educação baseada em nossos pontos fracos, em nossas debilidades...
Desde cedo, todo mundo repetia para nós: "Você tem que reforçar o que não sabe fazer direito... o que você não sabe fazer muito bem, você precisa aperfeiçoar".
Então, os nossos pontos fortes, o que sabemos fazer, o que fazemos bem, sempre era posto de lado... nunca era enfatizado.
Por exemplo, na escola, você não gostava de matemática... (acertei?) ...mas gostava de música ou de história... e o que te diziam? "Você tem que estudar matemática, porque anda mole, fraco". Davam ênfase à seu ponto fraco, e não à seu ponto forte.

É por isso que terminamos sendo medíocres em tudo, sem pontos fortes desenvolvidos ou aperfeiçoados!
Quantas pessoas sabem um montão de coisas, mas tudo mais ou menos? Você pergunta pra elas: “Sabe de História?”, e elas respondem “um pouquinho”... – “Sabe de Artes?” e elas dizem: “um pouquinho”. – “Sabe de Geografia?” – “Um pouquinho!” – “Sabe de Matemática?” – “Um pouquinho!” – “Sabe de Língua portuguesa?” – “Um pouquinho!”

Nossa educação não visa desenvolver o que sabemos... não visa aperfeiçoar o que fazemos de melhor... então nos tornamos pessoas medíocres... pessoas tão comuns que até o senso de auto-estima, não é alto é baixo, pequeno e tacanho...
Mas há algo bom em você que tem que ser desenvolvido! Amém?

Como podia Davi, ainda tão jovem, e resolvido a vencer um gigante? ...por que ele não tinha medo?
Davi não tinha medo, porque ele sabia em que era bom... Davi sabia manejar um estilingue como ninguém... ele conhecia as suas capacidades.
Quando Saul, ofereceu pra ele, uma armadura para enfrentar o gigante Golias, Davi não aceitou a armadura, porque disse: "Eu sei em que sou bom; eu sei o que faço de melhor".
Em que atividade você é bom? ...qual é a sua habilidade pessoal? ..que coisas você sabe fazer tão bem e faz como ninguém? ...qual é o seu dom predominante?
Diga à pessoa a seu lado: tenha auto-estima... “valorize o que você tem, você é um ser, você é alguém, tão importante para Deus!” Aleluia! [aplauso]

Então não se acanhe, não se constranja... naquilo que você é bom, divulgue pra todo mundo, porque ninguém faz isso como você!
Mas os comentários dos outros te desanimam?
Então, seja como Davi: tenha força de vontade, anime-se!
Aprenda a ter vontade firme, porque somente alguém que possui vontade firme, é que pode alcançar o sonho de Deus.
Davi, desde muito cedo, foi uma pessoa de vontade firme, e Deus o escolheu para trazer Seu sonho à realização.

Amados: Deus está buscando homens e mulheres de vontade firme.
Por isso, é preciso que você comece a descobrir quais são os seus pontos fortes: quais são as coisas que você faz bem e seja persistente nisso.

Você deve declarar: "No que eu sei fazer de melhor, serei um especialista... e naquilo em que eu não me saio bem, eu deixo de lado - porque serei tão bom nisto que ninguém se importará com nada mais".

Davi era garoto ainda quando enfrentou o gigante... mas ele se apegou no que sabia fazer de melhor e venceu o gigante... e, ninguém ficou falando da pouca idade de Davi, ou do despreparo dele em usar a espada, ou em vestir a armadura...
Não! Com a sua força de vontade, Davi venceu o gigante e todas as opiniões contrárias a ele... a pessoa que desenvolve uma vontade firme, ela se torna invencível.
Amado, naquilo que você faz de melhor, seja um especialista.

Se você tem unção para ensinar, ensine com a excelência da unção que te caracteriza para ensinar.
Se você tem unção de adoração, unção pra tocar instrumentos ou para levantar a voz em cânticos, ministre de modo a que todos toquem os céus com as mãos.
Se você tem unção para interceder, interceda com a unção que te caracteriza, porque cada oração que fizer, Deus te responderá.
Amado, trabalhe! ...busque aperfeiçoar o seu ponto forte, cresça na unção que Deus te tem dado!

Obviamente, chegará um momento de provação, um momento de pressão... um momento em que você será tentado a desistir...

Imagino Davi escutando seus irmãos: “Volte pra casa Davi... você não tem idade para isso... você não é bom nisso... você não entende de nada disso, volta pra casa, desista...”.
Mas se você tiver força de vontade, também terá chegado o momento em que irá dizer: “É tarde para que eu fique desanimado, tenho vontade firme, não vou me deter, não vou desistir... tomei uma decisão e vou até às últimas conseqüências porque sou uma pessoa de vontade firme". Glória a Deus? [aplauso]
Jesus revelou aos discípulos que ia morrer e que era necessário que sofresse muitas coisas, e Pedro falou pra Ele: "Senhor, que isto não te aconteça". Jesus respondeu: “Para trás de mim, Satanás!”

Jesus tinha vontade firme.
Em uma oportunidade, o apóstolo Paulo tinha que ir a Jerusalem e o Espírito Santo falou pra ele: "En Jerusalén habrá tribulaciones y prisiones".
Um discípulo advertiu que o Espírito Santo estava dizendo para que Paulo não fosse a Jerusalem: "No tenés que ir porque te van a apresar". Mas Paulo lhe respondeu: "La verdad que yo de ninguna cosa hago caso, ni siquiera estimo mi propia vida, lo único que me interesa es acabar la carrera que Dios me dio con gozo, hacer el ministerio para el cual Dios me llamó ".
Se você é uma pessoa de vontade firme, não haverá nada e nem ninguém que te impeça na vida, não haverá um problema econômico, não haverá uma enfermidade, nem os comentários que os outros façam irão impedir você, porque você é de vontade firme e Deus está buscando homens e mulheres com essa característica.

Li a história de uma tenista que desde garotinha, havia se preparado para o torneio de Wimbledon. Quando chegou o grande dia ela jogou e perdeu. Os familiares, então, correram ao vestuário, pensando que iriam encontrá-la chorando, angustiada, querendo largar tudo, falando que sua carreira tinha terminado, porque havia se preparado toda a vida, mas quando jogou, perdeu. Então, quando a tenista chegou ao vestuário, ela dava sôco nas paredes, nas portas e gritava: “Não vejo a hora de chegar o próximo ano, porque aí eu vou ganhar. Admito que fui mal hoje, mas eu posso ganhar... por isso, estou desesperada para que chegue o próximo ano e eu serei a campeã".

Essa mulher pôs seus olhos no seu ponto forte e não no fraco, por isso ela se levantou rápido... ela pensou: "Tenho me preparado por toda a vida para jogar tênis, como vou desistir agora?"
Eu quero dizer que você está sendo formado para conquistar o sonho de Deus... então, não desista, não pare na metade do caminho, não seja medíocre, siga adiante porque você alcançará o sonho de Deus!

...uma segunda característica que o Senhor ministrou ao meu coração, é que:
2- DAVI ERA RÁPIDO PARA RESOLVER CONFLITOS
Davi não ficava remoendo os problemas.
Ele disse: "Há um gigante que está desafiando o povo de Israel... não fiquem aí sentados, levantem-se e façam alguma coisa".
Quando vinha um leão ou um urso, Davi sabia que tinha que atuar rapidamente, porque se não ficava sem ovelhas... ele era um homem que fazia as coisas rápido!
Diga depois de mim: Eu tenho que resolver meus problemas rapidamente.

Às vezes, nós damos muitas voltas em torno de um problema – especialmente dos pequenos.
Por coisas insignificantes fazemos uma confusão impressionante. Um dos profetas dizia: se por uma pequena coisa você já se cansa... se por uma bobagem você logo explode, logo se estressa, então, como você se sairá no cumprimento do sonho de Deus? ...você ficará de pé?
Nós sofremos da síndrome do chiclete.
O chiclete representa o problema: algumas pessoas fazem bolas com ele... outras esticam o chiclete... outras repartem o chiclete com outra pessoa, esticando-o o mais que podem...e outras há que amassam o chiclete.

A conclusão é a seguinte: diga-me como você masca o chiclete e eu direi como você resolve os seus problemas.
Há pessoas que ficam cheias com os problemas, tão cheias como a bolha de chiclete, até que estouram... outras repartem o problema com meio-mundo... e outras ficam amassando, por anos, aquele problema.
Eu não vou esticar meu problema como um chiclete, porque do contrário não serei elegido por Deus.
Quero ser como Davi, uma pessoa rápida em resolver conflitos.
Quero lhe dar uma dica: se você enfrenta um problema, você não deve ficar perguntando: “Oh! Deus, por que esse problema? ...por que logo eu? ...ou, por que justamente agora?”
Não, o que você deve fazer é dizer a Deus: “Senhor, necessito de uma experiência espiritual mais profunda contigo".
Ao enfrentar um problema, toda pessoa deveria dizer rapidamente: “Senhor, dá-me uma experiência espiritual maior".
Porque, em meio a maior crise de sua vida, você pode ter a maior vitória em Deus. Aleluia!
Talvez, você acredite que terminou tudo, que perdeu todos os sonhos de Deus... mas se você tiver uma experiência espiritual com Ele, Deus te dará sua maior vitória!

...e a terceira característica que levou Deus a escolher Davi, é que:
3- DAVI ERA RÁPIDO PARA ARREPENDER-SE E MUDAR
Deus gosta que sejamos rápidos em nos arrependermos e mudarmos... essa era uma das coisas que Deus mais admirava em Davi.
Quantas vezes Davi se equivocou? Muitas vezes, mas Deus gostava de olhar para Davi e dizia: "Este homem se equivoca, mas é rápido em se arrepender, ele é rápido em fazer uma mudança em sua vida".

Não permita que o pecado dure muito tempo em sua vida. Quando você não age rápido frente ao pecado, ocorrem duas coisas:
A solução se afasta;
E o pecado cresce e te domina.
Mas, por que há tanta gente que sabe que está em pecado, que está sofrendo, mas ainda assim não muda de jeito, não muda de vida?
É porque, pecando, elas conseguem um beneficio secundário, uma compensação, uma espécie de gratificação... Ora, ninguém gosta de viver em sofrimento, a menos que exista uma gratificação, uma compensação.
Nós, seres humanos, fazemos todas as coisas por duas razões: ou para obter felicidade ou para fugir do sofrimento.
As pessoas se casam para ser felizes... e muitas se divorciam porque querem sair da dor, querem fugir do sofrimento.

Deus nos conhece bem... Ele sabe disso...
Então, a primeira coisa que Deus faz é sarar nosso mundo emocional; porque disse: “Mudaste o meu pranto em dança, a minha veste de lamento em veste de alegria”.
E para isso, Deus nos confronta... porém, quando Deus te confronta com algo que você está fazendo de errado, não se esconda, mas seja rápido em solucioná-lo, como Davi. Se você fizer assim, você terá a vitória.

Os filhos de Deus não vão atrás de gratificaçõeszinhas, senão atrás de vitórias maiores.
Sabe, você não foi criado para ser gratificado... você está destinado a ter vitória em Jesus Cristo.
Porque Jesus, ao morrer na cruz, estava te libertando, estava te tirando de uma vida de prostração, estava te tirando de uma vida de culpa, de condenação... Jesus estava te tirando da cova...
Mas se você busca por gratificação temporária, você está abortando o sonho de Deus para a sua vida.

O que você está fazendo errado?
Se não quer abortar o sonho de Deus, então você terá que renunciar a toda forma de gratificação.
Deus não dará migalhas para você... se você pedir a Deus por uma experiência mais profunda com Ele, Ele te ajudará a viver uma experiência de vitória total.
Davi era um homem bom que fazia coisas más, como nós, que por pequenos benefícios secundários e gratificações, nos afastamos do sonho de Deus.
Mas Deus não escolheu Davi por ser perfeito... Deus escolheu Davi por causa das atitudes que ele tinha em meio da dor, das pressões, das provas, das tentações, e do pecado.

Talvez você tenha errado muito até o dia de hoje, mas ouça isto: Deus não te rejeita... Deus não te diz: “Aqui terminou”. Não, o que Deus te diz é: “Segura a minha mão e alcançaremos o propósito do nosso coração!”

Conclusão
EU QUERO QUE DEUS FALE DE MIM.
Para isto, devo possuir estas características:
Ser uma pessoa de vontade firme...
Ser rápido para resolver problemas...
E rápido para me arrepender e mudar!

Ministração
Não dê mais volta em torno do seu problema... qualquer que seja seu problema, diga esta noite: “Basta!”
Davi se deu conta de que não podia contar com nenhuma pessoa à sua volta, e em outro momento, disse: "também pouco posso contar comigo mesmo, porque, por uma pequena gratificação, tenho abortado o sonho de Deus”.
Porém, houve um dia em que Davi entendeu, que somente podia confiar em Deus e depender dEle.
Hoje à tarde, Deus ministrou uma palavra ao meu coração. Deus sabia que pessoas como você, estariam aqui esta noite. Então, Ele me entregou uma palavra para abençoar o seu coração... o Senhor me disse: que, quando você depender somente dEle, as coisas irão mudar para você...
Eis o que eu recebi no meu espírito da parte do Espírito de Deus: “Filhinho meu, filhinha minha, Eu não te rejeito, diz o Senhor. Você é uma pessoa criada a minha imagem e semelhança, você é boa e eu te farei alcançar os sonhos que há em meu coração”.

Portanto, nesta noite, eu disse, nesta noite, Deus quer te dar uma experiência espiritual mais profunda com Ele... Deus quer te levar a níveis mais altos, subir aos montes.

Pr Walter Pacheco da Silveira, 16.07.06, baseado em material de Alejandra Stamateas

Nenhum comentário:

Postar um comentário