Powered By Blogger
"Não se conhece o homem por sua animação, mais pela quantidade de sofrimento verdadeiro que ele é capaz de suportar!..." (Charles Thomas Studd)

quinta-feira, 4 de março de 2010

O RIO DE DEUS

http://sheimonphn.blogspot.com


O RIO DE DEUS
Ezequiel 47.1-12

Introdução
No final do mês passado, eu fui ministrar a uma igreja em Campos por dois dias... no último dia, ao final da reunião, um irmão chegou para mim e disse: “Pastor, eu senti de Deus lhe fazer um presente, uma doação para o seu ministério...”.
E me passou às mãos esse instrumento aqui... é um instrumento que reproduz o som das águas... é um instrumento profético... eu quero usá-lo ao final desta mensagem...

O profeta Ezequiel recebeu de Deus uma visão incrível.

Ele mesmo conta sobre isto, relatando o seguinte, v. 1: “O homem levou-me de volta à entrada do templo, e vi água saindo de debaixo da soleira do templo e indo para o leste, pois o templo estava voltado para o oriente. A água descia de debaixo do lado sul do templo, ao sul do altar”. Depois, partindo do v.3, lemos: “O homem foi para o lado leste com uma linha de medir na mão e, enquanto ia, mediu quinhentos metros e levou-me pela água, que batia no tornozelo. 4 Ele mediu mais quinhentos metros e levou-me pela água, que chegava ao joelho. Mediu mais quinhentos e levou-me pela água, que batia na cintura. 5 Mediu mais quinhentos, mas agora era um rio que eu não conseguia atravessar, porque a água havia aumentado e era tão profunda que só se podia atravessar a nado; era um rio que não se podia atravessar andando. 6 Ele me perguntou: “Filho do homem, você vê isto?”Levou-me então de volta à margem do rio”.

E mais adiante, lemos no v.12: “Árvores frutíferas de toda espécie crescerão em ambas as margens do rio. Suas folhas não murcharão e os seus frutos não cairão. Todo mês produzirão, porque a água vinda do santuário chega a elas. Seus frutos servirão de comida, e suas folhas de remédio”.

As menções de água na Bíblia, quase sempre, representam o Espírito de Deus... águas, na Bíblia, muitas vezes, são referência ao Espírito Santo.

É o que ocorre aqui... essa visão de Ezequiel, revela um poderoso derramar do Espírito Santo nos últimos dias.

E foi uma visão tão poderosa, tão impressionante, que Ezequiel não conseguiu compreendê-la... ele somente conseguiu fazer o registro dela, tanto, que o próprio Senhor, lemos no v.6, perguntou pra Ezequiel: “...você vê isto?”

Deus estava perguntando: “Ezequiel, você consegue alcançar a magnitude do quê está vendo? Você é capaz de compreender a força profética desta visão? Dá para você ver nessas águas que crescem, o modo pelo qual todas as coisas acabarão?” ...Deus perguntava: “Ezequiel, você enxerga nessa visão a glória da vinda do Senhor?”.

E nesta noite, ao lermos esta passagem, o Espírito Santo nos pergunta a mesma coisa que perguntou a Ezequiel: “Você compreende que isso é uma grande profecia? ...você consegue ver o que acontecerá à igreja nesses últimos dias? ...você compreende o significado do rio cujas águas estão subindo?”.

Essa visão deve ter deixado Ezequiel espantado... mas o que é exatamente que Deus revela nessa visão profética? ...amados, Deus revela três fatos:

...primeiro, Deus revela isto:
1- Está chegando um derramamento crescente do Espírito Santo
Você espera ser um crente cheio do Espírito Santo, daqueles que com ousadia prega a Palavra de Deus, que estende as mãos para abençoar os filhos, o marido, a esposa, a família... e que no nome de Jesus repreende todo o mal?
Você busca ser um crente que experimenta mais da presença de Deus, do poder de Deus, da intimidade de Deus? ...você vai amar essa visão que teve Ezequiel.

Porque é isso que estava sendo mostrado a Ezequiel: exatamente nos últimos dias, os crentes serão inundados pelo poder de Deus... a unção de Deus sobre eles será abundante... de fato, a igreja de Jesus será mais gloriosa, mais vitoriosa do que em toda a história.
Nos últimos dias, a igreja de Jesus não ficará enfraquecida... ela não ficará pequena em números, ela não se tornará pobre em poder nem em autoridade espiritual... nos últimos dias, a igreja de Jesus sairá numa rajada de poder e glória... os crentes, serão como metralhadoras: dispararão no poder de Deus!

Ezequiel viu e escreveu isto no v.10: “será como o peixe do mar Grande, em multidão excessiva”.

Então, você entende o que está escrito aqui?

Vem chegando uma multidão de crentes que nadará nas crescentes águas da presença do Senhor! ...nadará, como diz o cântico, “no oceano do Espírito”!

E essa presença de Deus, no meio do Seu povo, no meio da Sua igreja, crescerá até o último dia da história.

Eu me empolgo com a notícia de igrejas inteiras sendo visitadas pelo poder de Deus e experimentando o mover de Deus... se não fosse incoerência minha, podia orar: “Oh! Deus, me põe lá, me leva pra lá...”.

Mas pra quê isso? ...Deus mostrou a Ezequiel que as águas estão subindo! Já alcançou aquelas congregações e alcançará as outras... é uma questão de tempo.

Lemos no v.3: ”O homem foi para o lado leste com uma linha de medir na mão e, enquanto ia, mediu quinhentos metros e levou-me pela água, que batia no tornozelo. 4 Ele mediu mais quinhentos metros e levou-me pela água, que chegava ao joelho. Mediu mais quinhentos e levou-me pela água, que batia na cintura”.

Irmãos, o que Ezequiel viu e está falando aqui, é de um derramamento crescente do Espírito Santo... ele viu que, por ocasião do fim, antes de Jesus voltar, haverá um aumento da presença do Espírito Santo, um aumento da presença de Deus em meio ao Seu povo!

Então, não apenas algumas congregações serão visitadas pelo poder de Deus, mas em todas, haverá chuva, haverá aguaceiro, haverá inundação do Espírito Santo, porque as águas do rio de Deus estão subindo!

Estão subindo porque as nascentes desse rio, amado irmão, é a Cruz.

A Bíblia conta que no momento da crucificação de Jesus, “...um dos soldados furou o lado de Jesus com uma lança. No mesmo instante saiu sangue e água” (Jo 19.34). ...pois, essa pequena quantidade de água, é a quantidade que Ezequiel viu quando a visão foi dada para ele.

Lemos no v.1 e 2, que ao contemplar o templo de Deus, Ezequiel viu "...água saindo de debaixo da soleira do templo e indo para o leste...”.

Portanto, esse crescente fluir das águas representava o Pentecostes, quando o Espírito Santo foi dado aos discípulos em Jerusalém.

Jesus havia prometido pra eles: o dom do Espírito, será como um rio de vida que fluirá do interior de vocês... e esse rio jorrará para todo o mundo; Jesus disse: “Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”. E o texto bíblico esclarece: “Ele estava se referindo ao Espírito, que mais tarde receberiam os que nele cressem...” (Jo 7.37-39).

Você está entendendo? ...se o rio das águas vivas é o Espírito Santo, então o Pentecostes, com toda a sua glória e manifestação da presença de Deus, foi só o começo!

Porque Ezequiel viu, o fluxo de água crescendo cada vez mais... as águas se expandiam em extensão, em profundidade, em volume, em poder e glória.

E a história da igreja prova o aumento das águas.

No Pentecostes, naquela época, Pedro e outros 120 discípulos, tinham água, tinham uma porção da unção do Espírito Santo, mas só até os tornozelos.

Depois, quando o imperador Constantino chegou ao poder, as águas subiram um pouco... Constantino, abriu as prisões e libertou todos os crentes que haviam sido escravizados e também declarou o Cristianismo como a religião oficial do império... então, os crentes daqueles dias, desfrutaram de unções mais fortes, desfrutaram água até os joelhos!

E séculos mais tarde, com Martinho Lutero, o nível das águas aumentou mais... com Martinho Lutero, a igreja experimentou um novo fluir de fé... os cristãos cresciam no conhecimento da Palavra de Deus, e removeram os ídolos e as imagens dos seus templos – foi a Reforma Protestante!

Então, amado, aquela água, que nos dias de Pedro e de outros 120 cristãos, dava até os tornozelos, e que no período do Imperador Constantino chegou até os joelhos, jorrou durante a Reforma Protestante e chegou à cintura do povo de Deus! Aleluia!

Mas, amado irmão, tudo até aqui, por mais gloriosa que tenha sido a manifestação da presença de Deus, foi só o começo.

Ezequiel viu que as águas do rio de Deus continuam subindo... e à medida que vamos chegando ao fim, que vamos chegando ao último dos dias da história, Deus revelou pra Ezequiel: haverá um derramamento crescente, extraordinário, do Espírito Santo!

...o segundo fato que Deus revela é esse:
2- As águas do rio de Deus subirão ao nível mais alto um pouco antes da volta de Jesus
Isto é previsto na visão dada a Ezequiel...

Lemos no v.3 que, Deus levou o profeta à uma incrível viagem. Carregando uma linha de medir, o Senhor percorreu quinhentos metros... e nessa altura, o Senhor e Ezequiel, começaram a andar na água. O nível nesse ponto chegava à altura dos tornozelos... nesse v.3, Ezequiel declara: “me fez passar pelas águas”.

Porém, o Senhor vai levando o profeta mais à frente, cada vez mais fundo e adiante nas águas... então, depois de outros quinhentos metros, a água chega na altura dos joelhos. E ainda estava aumentando!

Você entende o que está acontecendo aqui?

Ezequiel estava andando no futuro, vindo direto para o nosso tempo... e ele viu isto: crentes inundados pelo Espírito Santo... amados, os crentes hoje estão vivendo nos quinhentos metros finais do rio de Deus nessa visão.

Irmãos, nós estamos bem na última medida da água. E Ezequiel diz que ao pôr os pés à beira desta medida, as águas estavam muito fundas para ele, ele disse, v.5: “...agora era um rio que eu não conseguia atravessar, porque a água havia aumentado e era tão profunda que só se podia atravessar a nado; era um rio que não se podia atravessar andando”. Ezequiel está nos dizendo: “A água estava acima da minha cabeça”.

Consigo só imaginar o espanto desse homem, quando o Senhor pergunta pra ele: “Ezequiel, o que são essas águas subindo?”

Irmão, talvez você tenha experimentado a presença de Jesus de maneira abundante... quem sabe, você esteja vibrando com a presença de Jesus hoje em seu coração.... contudo, devo lhe dizer - você ainda não viu nada em comparação ao aumento das águas... a presença do Espírito Santo que está vindo sobre os crentes, é extraordinária!

...em terceiro lugar, Deus revela que:
3- Está chegando o tempo em que pessoas em multidão serão restauradas da morte espiritual
Lemos no v.9: “onde o rio fluir tudo viverá”... por onde o rio passar, haverá vida!
Então, retornando à margem, Ezequiel fica admirado. Lemos no v.7, que ele olha e vê “muitas árvores em cada lado do rio”, dos dois lados do rio.

Estas árvores, lemos no v.12, ganharam vida a partir do mover das águas... elas ganharam folhas que jamais murcham, e o fruto delas traz curas maravilhosas... sim, esse rio de Deus trará vida por onde for.

Agora, nestes últimos dias, também haverá uma inundação correspondente de morte.
A AIDS, por exemplo, se tornou um oceano de destruição em nosso tempo... quantas pessoas estão morrendo de AIDS...
Nos últimos dias, Jesus revelou : "O amor de muitos esfriará" (Mt 24.12).
A Bíblia também ensina que falsos profetas irão espalhar doutrinas de morte, está escrito: “...os homens perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados” (2 Tm 3.13).
Também lemos na Bíblia, que: “nos últimos tempos, alguns abandonarão a fé. Eles darão atenção a espíritos enganadores e a ensinamentos que vêm de demônios”.
Mas, ainda assim, em meio à toda morte e destruição que vemos acontecendo, Deus falou pra Ezequiel: por “onde o [Meu] rio fluir tudo viverá”.

Até poucos anos atrás, a igreja na China parecia estar morta. O inimigo havia tornado os crentes em clandestinos, então eles se organizaram em células, se reuniam nas casas ou em grutas subtarrâneas... porém, por anos, nenhuma palavra se ouviu deste país mencionando o mover de Deus. A igreja na China, parecia não sobreviver...

Mas, graças a Deus, o rio não pôde ser parado. Estava subindo o tempo todo! E hoje, se você não sabe, há milhões de crentes em China, nadando no rio da vida de Deus, pois, declarou o Senhor: “Por onde o rio passar haverá vida”.

Eu quero lhe perguntar isto: e a sua casa? ...sua família parece morta, sem vida? ...a situação parece desesperadora? Agarre-se à esta promessa de Deus: “Por onde passar o rio... [por] onde fluir as águas do rio de Deus, tudo viverá”.

Eu não sei como o Senhor fará tudo isso, mas se Ele diz que o rio vai subir, e as águas vão trazer vida a tudo que tocar, eu creio nEle.

...e, finalmente, Deus revela que:
4- Em meio à todas as curas e restaurações, alguns serão deixados de fora
Veja que no v.11 lemos sobre os que ficaram de fora do rio maravilhoso... está escrito que “serão deixados para o sal”.

Ezequiel fala de poças lamacentas, cheias de sujeira e lodo... o rio corre sobre estes pântanos, mas eles não são curados: com o tempo, o rio vai passar por eles, e eles ficarão tão secos que se tornarão em sal... no Velho Testamento, o sal é símbolo de rebeldia.

Portanto, esses pântanos de sal que Ezequiel fala aqui, representam aqueles, dentro da igreja, dentro do povo de Deus, que experimentam a presença de Deus e têm profunda consciência das verdades de Deus - mas não mudam.

Estas pessoas podem chorar pelo pecado, mas não obedecem a palavra de Deus para buscar vida... podem fazer promessas de que vão mudar, mas não mudam...

Você não deve se enganar:
Estas pessoas se apresentam como cristãs, elas estão na igreja, mas elas permanecem inalteradas, não melhoram, não mudam... elas têm estado nas águas do rio de Deus, mas não permitem que Deus as toque na intimidade do seu ser.

E como resultado, a vida de Jesus não flui delas... ao contrário, do interior delas, fluem mexericos sujos, elogios falsos, e mentiras... elas não são doadoras de vida, antes, tudo em torno delas é tocado por discussão e amargura... professam a vida, mas estão atoladas na lama...

Conforme Ezequiel viu, lemos no v.11, uma sentença de morte está anunciada para tais pessoas: “serão deixados para o sal”... terão uma vida inútil, uma vida sem frutos...

Oh!, irmão, se você está sendo teimoso, se não está obedecendo a Deus em tudo, enquanto o rio de Deus passa à sua volta, enquanto a unção do Espírito Santo é mais generosa, é mais abundante, não continue assim...

Há uma inundação do Espírito Santo a caminho, mas essas águas não irão abastecer o coração rebelde... por isso, deixe Deus encher o seu interior com água viva!

Conclusão
Então, você compreendeu a magnitude da visão dada a Ezequiel? ...vou pedir que você se levante em seu lugar... feche seus olhos... olhe para dentro de si mesmo nesta hora...
Está chegando um derramamento crescente do Espírito Santo... e, antes de Jesus voltar, essas águas serão torrenciais... pessoas em multidão serão restauradas da morte espiritual... mas, não se engane, os que não obedecem a Deus serão deixados de fora...

Portanto, antes que isto lhe aconteça, mergulhe nas águas da presença de Deus... mergulhe de cabeça... decida obedecer a Deus e obedeça...
Irmão, o rio da vida está passando, as águas estão se movendo, as águas estão subindo, uma inundação do Espírito Santo vem chegando... teremos aguaceiro... ouça o som das águas... ouça o som das águas... ouça o som das águas...

Você vai entrar no rio?

Pr Walter Pacheco da Silveira, 25.09.2005, baseado em David Wilkerson

Nenhum comentário:

Postar um comentário