Powered By Blogger
"Não se conhece o homem por sua animação, mais pela quantidade de sofrimento verdadeiro que ele é capaz de suportar!..." (Charles Thomas Studd)

quinta-feira, 4 de março de 2010

OS TRÊS DESEJOS PEÇONHENTOS DO CORAÇÃO

http://sheimonphn.blogspot.com

OS TRÊS DESEJOS PEÇONHENTOS DO CORAÇÃO
1 João 2.16

"Pois tudo o que há no mundo - a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens - não provém do Pai, mas do mundo."

Introdução
Esse mesmo verso da Bíblia também é traduzido assim:
"Nada que é deste mundo vem do Pai. Os maus desejos da natureza humana, a vontade de ter o que agrada aos olhos e o orgulho pelas coisas da vida, tudo isso não vem do Pai, mas do mundo".

E uma tradução bastante antiga é: "Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo".

Agora, particularmente, eu aprecio muitíssimo, a maneira como os espanhóis traduziram esse verso. Preste atenção; eles dizem: "porque todo lo que hay en el mundo--los deseos de la carne, los deseos de los ojos y la soberbia de la vida-- no proviene del Padre sino del mundo".
O que lemos como "cobiça" ou como "concupiscência", é traduzido na Bíblia espanhola por "deseos" ou "desejos", algo que a "Nova Tradução na Linguagem de Hoje", da Bíblia, procurou fazer.

Portanto, "a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida" ...esses são "maus desejos", desejos próprias da natureza humana pecaminosa.

Estou dando importância a isto, para anunciar sobre o que quero falar nesta noite. Quero falar de "Três Desejos Peçonhentos".

A tendência natural de todos nós é seguir aquilo que amamos e desejar aquilo que nos agrada.
Porém, se não nos precavermos, se não tomarmos cuidado, vamos correr o risco de cultivar em nós, desejos que são desordenados e fora dos limites estabelecidos por Deus.

Há coisas que são boas, legitimamente boas, mas sabe, "o excesso de coisas boas pode trazer resultados ruins e pecaminosos", o excesso de coisas boas pode ser venenoso, e muitas pessoas, por não verem excesso em seus desejos, têm-se entregado de tal modo a eles, que estão fazendo mal a si mesmas, a Deus e ao próximo.

Pois, então, esse texto da Bíblia, de 1 João 2.16, ele traz, com muita precisão, três dos desejos mais peçonhentos que existem dentro do coração humano.

...o primeiro desses desejos é:
A concupiscência da carne
Isto é: "los deseos de la carne" ou "os maus desejos da natureza humana".
Esses desejos da carne são marcados por práticas desvirtuadas em busca de satisfação do apetite sexual.

Essa "cobiça da carne", que o verso fala, essa "concupiscência da carne", são imoralidades de toda espécie de perversões que se possa imaginar.

Aprenda isto: a referência que esse verso 16 faz é a de uma vida sexual realmente desregrada, sem limites.
O indivíduo passa a ser escravo de si mesmo. É como se houvesse um monstro dentro dele, mais forte do que ele, convencendo-o constantemente a continuar satisfazendo seus apetites carnais que não possuem fronteiras.

O desejo pelo prazer carnal, a loucura pelo sexo, é tão desenvolvida hoje, que a Revista Época, há dois anos atrás, divulgou que nos anos 70 a primeira relação sexual ocorria aos 20 anos. E hoje está ocorrendo entre os 14 e os 16 anos.

Na mesma reportagem, a revista apresentou o caso de uma mocinha gaúcha, de classe média alta, que ao fazer 18 anos não ganhou um carro dos pais, ganhou a autorização para dormir em casa com o namorado. E a reportagem dizia: "Foi um presente e tanto".

Uma pesquisa realizada pela VEJA (no ano passado), constatou que 89% dos jovens brasileiros, irão se casar nesta última década, sem serem mais virgens.

O apetite pelo prazer carnal é tão excessivo que até já é possível comprar bonecas "Barbie" representando casais de namorados do mesmo sexo.

Sabe, os prejuízos disso são enormes: além da perda da reputação, do pudor e do caráter, perde-se a comunhão com Deus, porque esses desejos desenfreados da natureza humana, são pecaminosos.

E o pecado, conduz a alma para o inferno!
A Bíblia diz que "Os que vivem de acordo com a sua natureza humana não podem agradar a Deus" (Rm 8.8).

E no livro do Apocalipse está escrito: "...os covardes, os traidores, os que cometem pecados nojentos, os assassinos, os imorais, os que praticam a feitiçaria, os que adoram ídolos e todos os mentirosos, o lugar deles é o lago onde queima o fogo e o enxofre..." (Ap 21.8).

Se você assistiu "A Casa do Julgamento", você viu como é terrível o inferno, e olha que aquilo foi somente uma representação, uma representação fraca e muito suave e limitada, do que realmente é o inferno.
Você não quer isto para a sua alma, quer?

Então você precisa tomar cuidado com esse desejo peçonhento que é a loucura pelo sexo, você precisa tomar cuidado com os desejos da carne.

E se tais desejos estão derrotando você, ouça: Essa situação pode ser mudada em nome de Jesus!
Na Igreja do primeiro século já havia homossexuais, lésbicas, pessoas transformadas pelo poder de Jesus.

É só observar o que o apóstolo Paulo escreveu à Igreja de Corinto. Ele disse: "Vocês sabem que os maus não terão parte no Reino de Deus. Não se enganem, pois os imorais... os adúlteros, os homossexuais... não terão parte no Reino de Deus. [então ele disse] Alguns de vocês eram assim. Mas foram lavados do pecado, separados para pertencerem a Deus e aceitos por ele por meio do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito do nosso Deus" (1Co 6.9-11). Aleluia!!

Não permita que um desejo peçonhento como esse, o desejo pelo prazer da carne, escravize você e arraste sua alma para o inferno. Há salvação para você, em nome de Jesus!

...agora, há um segundo desejo mau, peçonhento, apontado neste verso. É:
A concupiscência dos olhos
A concupiscência dos olhos, ou, novamente como dizem os espanhóis, "los deseos de los ojos" é o desejo intenso de adquirir bens materiais, é a ambição de comprar tudo o que atrai, a ambição de possuir, de adquirir coisas, de acumular coisas.
Essa ambição de ter as coisas leva a pessoa ambiciosa a fazer verdadeiras bobagens, e grandes bobagens... como aquele camarada que queria tanto um DVD, que vendeu a televisão prá comprar um. Pode?

É a cobiça dos olhos... a pessoa só contempla as vantagens terrenas: riqueza, fama e prazer, isso é tudo o que ela quer.

Mas é tolice correr desenfreadamente atrás daquilo que não trouxemos para este mundo. Numa das cartas do NT está escrito (1 Tm 6.7): "O que foi que trouxemos para o mundo? Nada! E o que é que vamos levar do mundo? Nada!".

Há pessoas que perdem a saúde para juntar dinheiro e depois perdem o dinheiro que juntaram para recuperar a saúde. Tolice. Não compensa.

Que contraste com Jesus, o Eterno Filho de Deus! A vida de Jesus na terra começou num estábulo emprestado e terminou num túmulo emprestado... nada era dEle!

Mas esse desejo excessivo por adquirir coisas é também conhecido como "avareza".
E essa pessoa que se apega demasiadamente às coisas materiais, inevitavelmente, é alguém que acaba se esquecendo de Deus.

Os olhos dessa pessoa não conseguem ver o vertical, de onde vem a salvação; ela somente vê o horizontal, o mundo e as coisas que nele existem.

Mas o primeiro grande mandamento de Deus já estabelece: "Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as forças" (Mc 12.30).
Quem deseja possuir, quem deseja adquirir os bens desta vida, está incapacitado de amar a Deus.

Porque os olhos de uma pessoa assim ficam saturados, voltados tão somente para as coisas terrenas: a riqueza, a economia... então, ela não consegue mais ver Deus em seu caminho.

Essa pessoa de olho gordo, não faz a entrega do dízimo, porque não entende o princípio do "daí e ser-vos-á dado", que Jesus ensinou... na casa dessa pessoa, se alguém bater à porta e disser: "Uma esmolinha, por favor", ela grita lá de dentro: "Ótimo! Deixe por debaixo da porta".

Amado, se você tem esse desejo excessivo por dinheiro, essa ambição de ter coisas, de adquirir coisas e comprar tudo, a Bíblia diz isto: "...o amor ao dinheiro é uma fonte de todos os tipos de males. E algumas pessoas, por quererem tanto ter dinheiro, se desviaram da fé e encheram a sua vida de sofrimentos" (1Tm 6.10).

Certa ocasião, Jesus perguntou aos discípulos: "O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida verdadeira e ser destruído?" (Lc 9.25).
Olhe, a verdadeira riqueza é a presença de Deus em nós. Deseje Deus, busque a Deus... somente assim você estará seguro e terá salvação eterna!

Você quer? ...então renuncie à cobiça dos olhos, renuncie o "olho gordo" e muitas vezes maior que o bolso, renuncie e deixe-se dominar pelo Espírito de Deus. Amém?

...e o terceiro desejo peçonhento, que esta parte da Bíblia revela, é esse:
A soberba da vida
A soberba é o desejo de posição. É querer estar acima de todos.
E este tem sido um dos piores e mais demorado de todos os males a morrer no homem: o orgulho, o egoísmo.

O orgulho é uma flor que cresce no pântano de satanás. Ele se encheu de soberba, ficou cheio de si e desejou ser maior do que Deus.

A pessoa que faz de tudo só para se promover, que faz de tudo só para ser elogiada, que faz de tudo só para receber parabéns, é tão orgulhosa quanto Satanás, e tem se tornado "deus" de si mesma.

Ouça: esse desejo é veneno mortífero!
Uma garotinha de dez anos voltou da escola toda agitada. Tinha sido eleita "a menina mais bonita da turma". Estava mais agitada ainda, quando voltou da escola no dia seguinte. A turma a elegera "a garota mais popular". Mas aí, alguns dias depois, quando comunicou que havia ganho um terceiro concurso, ela estava um tanto murcha. "Que foi que elegeram você desta vez?", perguntou sua mãe. "A mais orgulhosa", disse a menina...

O livro de Provérbios, na Bíblia, diz que "O orgulho leva a pessoa à destruição, e a vaidade faz cair na desgraça".

Portanto, tenhamos cuidado: Gente grande e pequena, passa vergonha e morre, por causa do orgulho.

Agora, uma grande virtude em nossas vidas, é quando sentimos que somos o maior de todos os pecadores e o menor de todos os santos. Quando temos o próximo sempre superior a nós, isto sim, é uma bênção!

Você somente será feliz, somente será bem-aventurado, se for pobre de espírito.
No Sermão da Montanha, Jesus declarou isto: "Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus" (Mt 5.3).

Ser "pobre de espírito" significa reconhecer que você não possui em você mesmo qualquer auto-suficiência, mas que depende do poder e do favor de Deus para poder entrar no Reino dos céus.

Portanto, se você é orgulhoso, auto-suficiente, cheio de si mesmo, a Bíblia diz: você não herdará o Reino dos céus.

Mas se você abrir mão do seu orgulho, se você descer do seu palanque de glória, se você renunciar ao seu ego, e confessar com sua boca: Jesus é o Senhor, o Reino de Deus será seu.

Você quer? ...então terá que fazer isto logo. Hoje tem salvação para você, em Jesus! Aleluia!

Conclusão
"...a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida" , são três desejos peçonhentos, venenosos... "não provém do Pai, mas do mundo" ...são desejos maus que nada tem a ver com Deus.

Se você guardá-los, você não será guardado... se você fortalecer esses desejos, você será enfraquecido... Se você preservar esses desejos peçonhentos no seu coração, você não vai ser preservado.

Quero concluir lendo o verso seguinte, o v.17: "O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre".

Que Deus nos liberte desses três desejos peçonhentos e que cada um de nós seja controlado pelo Espírito Santo.

Amém.

Pr Walter Pacheco da Silveira, 24.10.2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário